Dólar tem leves variações frente ao real com cena externa

Publicado em 10/07/2018 11:25

SÃO PAULO (Reuters) - Em um dia marcado por certa tranquilidade, o dólar tinha leves variações ante o real nesta terça-feira de olho na cena externa e após feriado em São Paulo na véspera que manteve o mercado de câmbio praticamente parado.

Como pano de fundo, permanecia a cena política local a poucos meses das eleições presidenciais de outubro e o imbróglio jurídico do fim de semana que envolveu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 10:20, o dólar recuava 0,22 por cento, a 3,8600 reais na venda, depois de ter fechado na sexta-feira em baixa de mais de 1,5 por cento. O dólar futuro tinha leve queda de 0,10 por cento.

"O mercado parece não estar se preocupando muito com o que aconteceu com o ex-presidente, mas está todo mundo de olho nos próximos capítulos", afirmou o operador de câmbio da corretora H.Commcor, Cleber Alessie Machado.

Depois de vaivém que durou praticamente todo o domingo passado, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores, decidiu acatar um recurso do Ministério Público Federal e manteve a prisão de Lula, pré-candidato do PT à Presidência e tido pelo mercado como alguém menos comprometido com o ajuste fiscal.

Antes da decisão de Thompson Flores, o desembargador Rogerio Favreto, responsável pelo plantão do TRF-4, chegou a determinar por três vezes que Lula fosse solto.

No exterior, o dólar tinha leve alta ante uma cesta de moedas e algumas moedas de países emergentes, como o peso chileno, num dia marcado por relativa tranquilidade diante do cenário de guerra comercial global.

O Banco Central brasileiro fará leilão de até 14 mil swaps tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em agosto, no total de 14,023 bilhões de dólares.

Por enquanto, o BC não anunciou intervenção extraordinária no mercado de câmbio para este pregão.

"Não vejo motivos para o BC voltar a atuar. Não há necessidade de intervenção agora", afirmou Machado.

(Por Patrícia Duarte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed
BC do Japão deve sinalizar altas graduais e constantes nos juros em sua próxima reunião
Ex-presidente do Fed de NY diz que há forte argumento para corte de 0,5 p.p. nos juros
Futuros de Wall Street oscilam pouco com incerteza sobre tamanho do corte de juros do Fed
Ações da China ampliam perdas; Hong Kong sobe com possível corte de hipotecas
Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed