Bolsas na Ásia sobem com alívio sobre mercado de trabalho dos EUA

Publicado em 09/07/2018 08:28

Por Wayne Cole

SYDNEY (Reuters) - As bolsas na Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos divulgados na sexta-feira alimentando apetite a risco, uma vez que mostraram salários controlados e mais pessoas procurando emprego.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subia 1,28 por cento às 7h30 (horário de Brasília).

A economia dos EUA abriu 213 mil postos trabalho fora do setor agrícola no mês passado, informou o Departamento do Trabalho, superando as expectativas de 195 mil vagas, enquanto a taxa de desemprego subiu da mínima de 18 anos para 4 por cento e os ganhos médios por hora avançaram 0,2 por cento.

"A combinação de emprego crescente e aumento da participação da força de trabalho sugere condições saudáveis, mas não restritivas do mercado de trabalho em junho, o que permitirá ao Fed continuar elevando as taxas em um ritmo gradual", disse Kevin Cummins, economista sênior do RBS.

"Embora as tensões comerciais sejam motivo de preocupação com o futuro, dados que chegam mostram uma economia norte- americana crescendo, um mercado de trabalho saudável e uma recuperação na Europa e no Japão", disse Michael Gapen, economista do Barclays.

"Por enquanto, as políticas gerais e as condições financeiras ainda sustentam o crescimento e o investimento", acrescentou. "Um abrandamento mais acentuado do que o esperado da China face a uma crise interna do crédito e às tensões do comércio externo poderá ser o principal risco para o crescimento global."

Na China, o regulador do mercado de capitais disse no domingo que planeja aliviar restrições para o investimento estrangeiro em ações listadas nas bolsas em Xangai ou Shenzhen para atrair mais capital externo e ajudar a economia.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,21 por cento, a 22.052 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,32 por cento, a 28.688 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,49 por cento, a 2.815 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,8 por cento, a 3.459 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,57 por cento, a 2.285 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou acréscimo de 1,05 por cento, a 10.720 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,16 por cento, a 3.228 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,22 por cento, a 6.286 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed
BC do Japão deve sinalizar altas graduais e constantes nos juros em sua próxima reunião
Ex-presidente do Fed de NY diz que há forte argumento para corte de 0,5 p.p. nos juros
Futuros de Wall Street oscilam pouco com incerteza sobre tamanho do corte de juros do Fed
Ações da China ampliam perdas; Hong Kong sobe com possível corte de hipotecas
Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed