Produção de petróleo da Opep salta em junho com aumentos da Arábia Saudita

Publicado em 02/07/2018 16:02

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A produção de petróleo da Opep cresceu no mês passado, com a Arábia Saudita produzindo em um ritmo quase recorde, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta segunda-feira, um sinal de que o maior exportador do mundo está atendendo a pedidos dos Estados Unidos e outros consumidores por mais petróleo.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo produziu 32,32 milhões de barris (bpd) por dia em junho, mostrou a pesquisa, alta de 320 mil bpd ante maio. O total de junho é o mais alto desde janeiro de 2018, de acordo com a pesquisa da Reuters.

O movimento saudita vem conforme o presidente dos EUA, Donald Trump, pressiona Riad a compensar as perdas causadas pelas novas sanções norte-americanas sobre o Irã e a baixar os preços <LCOc1>, que atingiram neste ano os 80 dólares o barril pela primeira vez desde 2014.

A Opep e um grupo de países aliados concordaram no mês passado a voltar aos 100 por cento de cooperação com os cortes de petróleo que começaram em 2017, após meses de produção abaixo do esperado pela Venezuela e outros países, que levaram a aderência a mais de 160 por cento.

"Nós estamos entrando no segundo semestre do ano com uma grande quantidade de incertezas do lado da oferta", disse Tamas Vargas, da corretora de petróleo PVM.

"Dependendo do que voc6e acredita, você poderia apostar facilmente em 100 dólares como em 60 dólares até o fim do ano", acrescentou.

A Arábia Saudita disse que a decisão da Opep seria traduzida em um aumento de oferta de cerca de 1 milhão bpd, apesar da declaração do grupo sobre não ter uma valor claro.

(Por Alex Lawler; Reportagem adicional por Rania El Gamal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado
undefined