Acordo comercial Mercosul-UE será parecido com pactos firmados por europeus com Canadá, Japão e México, diz Aloysio Nunes

Publicado em 29/06/2018 12:33

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil não deve esperar um acordo comercial muito ambicioso entre Mercosul e União Europeia, disse nesta seta-feira o Ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, que mantém esperança de um acerto breve.

Segundo ele, o acordo com os europeus deve ficar num padrão equivalente aos de parcerias comerciais firmadas entre o bloco europeu com países como Canadá, México e Japão. Nunes declarou que o bloco europeu vive momentos difíceis.

"A União Europeia é um bicho politicamente esquisito", disse ele em vento no Rio de Janeiro. O ministro lembrou que a Alemanha enfrenta problemas políticos ligados a imigração e a França tem um "protecionismo selvagem na área agrícola", que o Mercosul e o Brasil tem muito interesse.

"Vamos retomar no dia 8 a negociação técnica e esperamos fechar uma acordo não muito ambicioso, mas semelhante ao acordo que a UE fechou com Canadá, Japão e México", finalizou.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras e bancos, com DIs no radar
Dólar acompanha o exterior e fecha em baixa ante o real
Taxas futuras de juros sobem puxadas por dados do varejo, receio fiscal e Treasuries
Ações atingem pico de uma semana com corte de juros pelo BCE
CNI: Crise do crédito no Brasil e a necessidade de nos prepararmos para o fim da deflação chinesa