Alta do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, diz BCE

Publicado em 27/06/2018 07:52

FRANKFURT (Reuters) - A apreciação do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, mas esse efeito pode ser mascarado pelo elevado poder de precificação das empresas, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em uma pesquisa nesta quarta-feira.

O BCE vem estimulando a economia há anos para reavivar a inflação, mas a alta do euro no último ano --parcialmente revertida nas últimas semanas-- tem sustentado pedidos de autoridades para apertar a política monetária apenas progressivamente para evitar paralisar o crescimento e a inflação.

"A apreciação a partir de meados de 2017 pode ainda ser relevante por alguns trimestres à frente", disse o BCE em um boletim econômico. "A transferência da taxa de câmbio pode ser difícil de detectar se for compensada por uma confluência de outros fatores, incluindo o elevado poder de precificação das empresas."

O euro acumula ganhos de mais de 4 por cento contra o dólar em comparação com um ano atrás, mas recuou quase 7 por cento desde o pico no primeiro trimestre.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras e bancos, com DIs no radar
Dólar acompanha o exterior e fecha em baixa ante o real
Taxas futuras de juros sobem puxadas por dados do varejo, receio fiscal e Treasuries
Ações atingem pico de uma semana com corte de juros pelo BCE
CNI: Crise do crédito no Brasil e a necessidade de nos prepararmos para o fim da deflação chinesa