Setor siderúrgico do Japão teme efeito de guerra comercial entre EUA e China

Publicado em 19/06/2018 08:20

TÓQUIO (Reuters) - O presidente da associação de produtores de aço do Japão afirmou nesta terça-feira que está preocupado com a escalada na guerra comercial entre Estados Unidos e China e sobre um "colapso" na ordem no comércio global.

O aumento das tensões comerciais entre os dois países são um assunto de "grande preocupação", afirmou o presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão, Koji Kakigi, a jornalistas. "Se a intensificação de conflitos comerciais disparar novas tarifas de importação, isso pode causar um colapso na ordem do comércio global", disse ele.

Kakigi, que também é presidente da JFE Steel, acrescentou que será um problema sério se o aparato que sustenta a Organização Mundial de Comércio (OMC) for abalado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na segunda-feira impor uma tarifa de 10 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses. [nL1N1TK1WV]

Kakigi afirmou que as tarifas de importação dos EUA sobre aço impostas em março não tiveram nenhum impacto elevado nas exportações japonesas da liga para o país.

Um total de cerca de 16 mil pedidos de usuários de aço nos EUA pediram isenções das tarifas ao governo norte-americano, mas até agora nenhuma requisição foi aprovada, afirmou Kakigi.

"Entendemos que o processo demora 90 dias em média e esperamos a primeira aprovação (de isenções de sobretaxas de importação) no início de julho", afirmou.

(Por Yuka Obayashi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras e bancos, com DIs no radar
Dólar acompanha o exterior e fecha em baixa ante o real
Taxas futuras de juros sobem puxadas por dados do varejo, receio fiscal e Treasuries
Ações atingem pico de uma semana com corte de juros pelo BCE
CNI: Crise do crédito no Brasil e a necessidade de nos prepararmos para o fim da deflação chinesa