Índices acionários europeus recuam pressionados por energia e mineração
Por Danilo Masoni e Helen Reid
MILÃO/LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus recuaram nesta terça-feira, pressionados pelas ações de commodities, mas os varejistas limitaram as perdas depois que o Carrefour firmou parceria com o Google em compras online.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,02 por cento, a 1.516 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,11 por cento, a 388 pontos.
As ações de petróleo recuaram conforme os preços caíram, com as grandes empresas petrolíferas exercendo forte pressão sobre o índice de referência. A BP, Royal Dutch, Shell e Total perderam de 1 a 1,1 por cento.
O índice de mineração europeu teve queda de 1,4 por cento, com os preços do cobre recuando ante um dólar mais forte.
No geral, os mercados ficaram indiferentes a uma promessa dos Estados Unidos e da Coreia do Norte de trabalhar para a desnuclearização da península coreana.
"Embora seja improvável que a cúpula tenha consequências imediatas para os mercados, a redução nos riscos relacionados ao programa de armas nucleares da Coreia do Norte poderia ajudar a reduzir os prêmios de risco a médio prazo e ajudar a reorientar a atenção dos investidores para resultados sólidos e fundamentos econômicos globais", disse Mark Haefele, diretor de investimentos da UBS Wealth Management.
O Carrefour ganhou 3,1 por cento após o maior varejista de alimentos da França ter firmado uma parceria com o Google em compras online.
A H&M teve alta de 5 por cento, liderando o STOXX. Os ganhos do Carrefour e da H&M impulsionaram a alta de 0,6 por cento no setor de varejo.
Os papéis do Casino fecharam em alta de 1,8 por cento depois de chegarem a subir 9,6 por cento, com investidores animados com a plano do grupo francês de vender ativos.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,43 por cento, a 7.703 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX teve estabilidade, a 12.842 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,38 por cento, a 5.453 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,15 por cento, a 22.119 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,16 por cento, a 9.914 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,33 por cento, a 5.662 pontos.