Índices acionários da China avançam após PMI mostrar crescimento estável do setor de serviços

Publicado em 05/06/2018 08:02

Por Shinichi Saoshiro

XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China avançaram nesta terça-feira, depois que uma pesquisa privada mostrou que o setor de serviços do país se expandiu a um ritmo constante em maio, enquanto o setor farmacêutico foi o destaque.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,75 por cento.

O setor de serviços da China expandiu a um ritmo sólido e constante em maio, com as empresas acelerando as contratações diante do mais forte otimismo para o crescimento futuro em 11 meses, mostrou nesta terça-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O sentimento também ganhou força depois que a Moody's Investors Service disse que a reestruturação econômica da China está acelerando, com o setor manufatureiro mostrando sinais de mudança para áreas de maior valor agregado, o que é positivo para a avaliação de crédito.

As empresas chinesas que fazem parte da cadeia de fornecimento da Apple tiveram fortes negociações, impulsionadas pelas ações da fabricante de iPhones, que atingiram seu maior valor devido às apostas dos investidores em sua conferência anual de desenvolvedores.

Entre os setores, o destaque ficou para o farmacêutico, que subiu 3,3 por cento.

No restante da região, o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha variação positiva de 0,06 por cento às 7:42 (horário de Brasília), com os investidores dando uma pausada após o rali da sessão anterior.

Etnretanto, os ganhos em tecnologia inspirados em Wall Street sustentavam o sentimento de forma generalizada, com o foco mudando para fundamentos econômicos favoráveis e se afastando das preocupações comerciais. O movimento das grandes empresas de tecnologia norte-americanas que levou o Nasdaq para uma nova máxima na sessão passada impulsionou as gigantes de tecnologia asiáticas Baidu, Alibaba, Tencent, Taiwan Semiconductor e Samsung.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,28 por cento, a 22.539 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,31 por cento, a 31.093 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,75 por cento, a 3.114 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,00 por cento, a 3.845 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,25 por cento, a 2.453 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,08 por cento, a 11.100 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,45 por cento, a 3.483 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,51 por cento, a 5.994 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai no Brasil em novo dia de busca global por ativos de risco
Ibovespa fecha em alta com alívio na curva de juros e balanços no radar
Taxas futuras de juros caem em dia de ajustes técnicos e alívio com o câmbio
Produção e venda de veículos no Brasil têm forte alta em julho ante junho
Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial