Cide será zerada para reduzir preço dos combustíveis, diz Maia

Publicado em 22/05/2018 16:31

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira que ele e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), acertaram com o governo do presidente Michel Temer que a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) será zerada com o objetivo de reduzir o preço dos combustíveis.

Maia usou sua conta no Twitter para anunciar o acerto que inclui ainda o compromisso de que os recursos obtidos com a reoneração da folha de pagamento, quando a proposta for aprovada pelo Congresso, também serão usados para reduzir o impacto do preço do diesel, em meio a protestos de caminhoneiros em todo o país contra a elevação deste combustível.

(Por Maria Carolina Marcello)

Veja ainda a avaliação da Fecombustíveis:

>> Redução de PIS/COFINS e fim da Cide podem ser compensados pela volta da arrecadação dos royalties, sugere Fecombustíveis

Paralisação de caminhoneiros continuará na 4ª-feira, redução da Cide "não resolve", diz Abcam

SÃO PAULO (Reuters) - A paralisação dos caminhoneiros autônomos do país, iniciada na segunda-feira, deve continuar na quarta-feira, apesar do aceno feito pelo governo nesta terça-feira com a redução de um dos tributos que incidem sobre o preço do diesel.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em sua conta no Twitter que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) será zerada com o objetivo de reduzir o preço dos combustíveis. Segundo Maia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e ele acertaram com o governo do presidente Michel Temer essa medida.

Porém, o presidente da entidade que organiza o movimento dos caminhoneiros autônomos do país, Abcam, José da Fonseca Lopes, afirmou que a redução da Cide não é suficiente.

"Isso não resolve o problema, a gente quer ser ouvido. Queremos que os tributos no óleo diesel sejam zerados. A Cide representa 1 por cento dos tributos que incidem no combustível", disse Lopes em resposta a questionamento sobre a possibilidade da paralisação dos caminhoneiros ser suspensa após o anúncio de Maia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil