Petróleo Brent fecha estável após máxima desde 2014 acima de US$80 o barril

Publicado em 17/05/2018 18:23

NOVA YORK (Reuters) - Os preços dos petróleo Brent escalaram acima dos 80 dólares o barril nesta quinta-feira pela primeira vez desde novembro de 2014, antes de recuarem pela força do dólar e aumento na produção dos Estados Unidos, fechando praticamente estáveis.

Um rápido declínio no fornecimento de petróleo da Venezuela, a preocupação de que as sanções dos EUA atrapalharão as exportações do Irã e a queda dos estoques globais se combinaram para elevar os preços do petróleo em quase 20 por cento em 2018.

O dólar dos EUA atingiu seu nível mais alto em quatro meses contra o iene, uma vez que o rendimento dos títulos do governo dos EUA atingiu uma máxima de sete anos.

Um dólar mais forte torna o petróleo mais caro para as nações importadoras, como as da Ásia, que devem pagar uma conta de um trilhão de dólares das suas importações este ano, com a demanda no continente atingindo um recorde.

Os futuros do petróleo Brent atingiram uma máxima da sessão de 80,50 dólares o barril, porém devolveram a maior parte dos ganhos para fechar em alta de 0,02 dólar, a 79,30 dólares por barril.

Já os futuros do petróleo dos EUA (WTI) ficaram inalterados a 71,49 dólares o barril, depois de mais cedo também tocarem sua máxima desde novembro de 2014 a 72,30 dólares o barril.

(Por Jessica Resnick-Ault; Reportagem adicional por Henning Gloystein e Ron Bousso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro em sinal de movimento sobre acordo comercial
Dólar amplia perdas com retomada da normalidade nos mercados globais
Importações da China voltam a crescer, mas desaceleração das exportações eleva preocupações