Trump diz que China tem "muito a dar" em negociações comerciais com EUA

Publicado em 16/05/2018 11:18

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "nada aconteceu" com a empresa chinesa ZTE Corp, e que Pequim tem "muito a oferecer" a Washington nas negociações comerciais bilaterais.

Na segunda-feira, Trump defendeu sua decisão de rever as punições impostas à ZTE por desrespeitar as sanções norte-americanas ao comércio com o Irã, em parte dizendo que isso se refletia em um acordo mais amplo que os EUA estão negociando com a China.

"Nada aconteceu com a ZTE exceto que está incluída no acordo comercial mais amplo", disse Trump em publicação no Twitter.

"Ainda não vimos as demandas da China, que devem ser poucas uma vez que as administrações anteriores dos EUA foram tão mal nas negociações. Os EUA têm muito pouco a oferecer, porque deram muito ao longo dos anos. A China tem muito a oferecer!"

Parlamentares norte-americanos rejeitaram na terça-feira qualquer plano de Trump para aliviar as restrições à ZTE, chamando a empresa de telecomunicações de uma ameaça à segurança e prometendo não abandonar a legislação que reprimem a empresa.

"Não houve desdobramento como a mídia adoraria que as pessoas acreditassem, as reuniões ainda nem começaram!", acrescentou Trump nos tuítes nesta quarta-feira.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro em sinal de movimento sobre acordo comercial
Dólar amplia perdas com retomada da normalidade nos mercados globais
Importações da China voltam a crescer, mas desaceleração das exportações eleva preocupações
IGP-DI acelera mais do que o esperado em julho sob peso de commodities, diz FGV
Minério de ferro amplia queda por preocupação com demanda da China e oferta elevada
Iene recua após BC do Japão minimizar chance de aumentos nos juros