Fed terá comunicação clara para evitar distúrbios no mercado, diz Powell

Publicado em 08/05/2018 07:19

ZURIQUE (Reuters) - As altas de juros pelo Federal Reserve podem não apresentar um grande risco para os mercados financeiros globais e economias de mercados emergentes como muitos acreditam, afirmou nesta terça-feira o chairman do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell.

Ainda assim, Powell, afirmou que o sentimento de risco global exige atenção conforme o Fed conduz seus aumentos graduais já bem telegrafados da taxa de juros.

"Eu não descarto os riscos potenciais que surgem da normalização da política monetária global", disse ele em declarações preparadas para uma conferência patrocinada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Nacional Suíço.

Embora as decisões sobre a taxa de juros do Fed tenham tido apenas impacto limitado sobre os fluxos de capital em mercados emergentes nos últimos anos, disse ele, alguns investidores e instituições podem estar despreparados para o aperto de política monetária por vir.

Para promover a estabilidade financeira e o crescimento globais conforme o Fed eleva os juros, o banco central norte-americano continuará ajudando a construir a resiliência no sistema financeiro e "comunicará nossa estratégia de política monetária da forma mais clara e transparente possível para ajudar a alinhar as expectativas e evitar distúrbios no mercado", disse ele.

(Reportagem de Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai abaixo de R$5,70 com alívio externo e ata do Copom
Índices de ações têm forte alta em sessão de recuperação global
Ibovespa fecha em alta puxado por bancos e melhora externa
Taxas futuras de juros têm alta firme após ata do Copom e precificam aumento da Selic em setembro
Regulamentação da reforma tributária só deve ser votada após eleições, diz Pacheco
Balança comercial brasileira tem superávit de US$7,640 bi em julho, diz ministério