Após filiação de Barbosa, PSB reúne-se na quinta-feira para discutir eleições

Publicado em 18/04/2018 14:44

BRASÍLIA (Reuters) - Um grupo de trabalho do PSB para tratar das eleições de outubro deve ter seu primeiro encontro na quinta-feira.

O partido avalia alguns cenários, tendo o da candidatura própria, representada pelo recém-filiado Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), como uma dos mais correntes.

Na quinta-feira, esse grupo de trabalho deve iniciar as discussões na sede do partido, em Brasília.

Barbosa filiou-se ao partido no último dia para estar formalmente vinculado a uma legenda, pelas regras eleitorais. Na ocasião, divulgou nota em que reconhecia a simpatia da maioria das lideranças do partido a uma eventual candidatura, mas deixava claro que ainda haveria tempo para “reflexão na tomada de uma decisão final”.

A candidatura do magistrado é encarada por boa parte dos dirigentes partidários como promissora, com grande potencial de angariar parte dos votos que iriam para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ser impedido de concorrer em outubro.

Pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana aponta Barbosa (PSB) com 8 por cento, quando Lula é candidato, e chegando a 10 por cento sem o petista como candidato.

Mas a entrada de Barbosa na disputa eleitoral nem sempre foi encarada com empolgação pelos socialistas. Uma candidatura presidencial pode abocanhar boa parte dos recursos eleitorais da sigla, atingindo interesses de lideranças do partido, principalmente as interessadas em concorrer a governos dos Estados.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai abaixo de R$5,70 com alívio externo e ata do Copom
Índices de ações têm forte alta em sessão de recuperação global
Ibovespa fecha em alta puxado por bancos e melhora externa
Taxas futuras de juros têm alta firme após ata do Copom e precificam aumento da Selic em setembro
Regulamentação da reforma tributária só deve ser votada após eleições, diz Pacheco
Balança comercial brasileira tem superávit de US$7,640 bi em julho, diz ministério