Cruz Alta já dá início à manifestações contra caravana de Lula nesta 5ª

Publicado em 22/03/2018 09:08
Maior parte das cidades por onde o ex-presidente vai passar nos três estados do Sul, a partir de 19 de março, tem acampamentos ou assentamentos do movimento sem terra

Os protestos contra a caravana do ex-presidente Lula no Rio Grande do Sul continuam nesta quinta-feira (22). E hoje é a vez do petista passar por Cruz Alta, onde novas manifestações já foram iniciadas. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural local, Airton Carlos Becker, os produtores rurais já estão reunidos desde a madrugada nos preparativos para esperar pela comitiva. A maior concetração acontece na avenida Xavantes, uma das entradas da cidade. A Brigada Militar faz a segurança no local. Há representantes de grupos pró-Lula também. 

 

"Só entra de for de helicóptero", mostra vídeo do canal ShowTube BR, no Youtube, nesta quinta-feira. Veja:

Ainda de acordo com suas informações, estão sendo esperados também produtores rurais das cidades de Panambi e Tupanciretã. Os protestos foram iniciados na cidade de Bagé, onde mais de duas mil pessoas se reuniram em protesto, depois se estenderam por Santana do Livramento, Santa Maria e São Borja. 

Ainda nesta quinta, a caravana de Lula passa também por Palmeira das Missões e São Miguel das Missões. Na sexta-feira (23), será a vez de Passo Fundo, Ronda Alta e São Leopoldo. 

Início das manifestações em Cruz Alta/RS - Foto: Facebook de Felipe Thomaz Gomes

A Aprosoja Rio Grande do Sul liberou uma nota "mensagem à sociedade brasileira" como nota de repúdio à caravana, assim como fez a Farsul (Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul). Na imagem a seguir, leia a íntegra da nota. 

Nos links abaixo, confira como foram os protestos em Bagé, Santa Maria e São Borja:

>> RS se levanta contra a impunidade de Lula em protesto com mais de mil produtores em Bagé

>> Protestos contra caravana de Lula em Santa Maria causa confrontos

>> Lula consegue entrar em São Borja por estrada de terra, e foge dos protestos

Na Gazeta do Povo

‘Tour MST’: caravana de Lula pelo Sul privilegia cidades com grupos sem terra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa no dia 19 mais uma caravana regional em sua pré-campanha à Presidência da República. Desta vez, o petista vai passar por uma das regiões mais “anti-Lula” do país: a Região Sul. A caravana pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná vai durar quase dez dias e chega a se confundir com um “tour MST”.

A maior parte das cidades do Sul por onde Lula vai passar tem um asentamento ou acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No Paraná, por exemplo, uma das cidades escolhidas pare receber o petista é Quedas do Iguaçu, uma região de conflitos históricos entre o MST e a empresa madeireira Araupel.

Ainda no Paraná – último estado a ser visitado por Lula durante a caravana –, o petista vai passar por Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em Santa Catarina, a caravana vai passar por São Miguel do Oeste, Chapecó, Nova Erechim e Florianópolis.

A caravana começa em terras gaúchas, com Lula passando pelas cidades de Bagé e Santana do Livramento. Ainda no estado, o petista também participará de atos em Santa Maria, São Borja (onde visitará o mausoléu de Getúlio Vargas), São Miguel das Missões, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Pontão, Passo Fundo e Porto Alegre.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em alta após quedas na sessão anterior
Ibovespa sobe na abertura após BC reafirmar compromisso com controle da inflação
Dólar cai mais de 1% em meio a correção em mercados globais
Dólar recua e fica abaixo de R$5,70 com maior cautela em mercados globais
UE e Mercosul desejam concluir acordo comercial até o final do ano, relata FT
BC diz que não hesitará em elevar juros se julgar apropriado, mostra ata