China protegerá interesses nacionais em resposta a investigações comerciais dos EUA, diz vice-ministro

Publicado em 21/03/2018 08:37

Por Stella Qiu e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - A China adotará medidas ativamente para proteger seus interesses e os de suas indústrias, afirmou o vice-ministro do Comércio, diante do que ele descreveu como atos de protecionismo comercial pelos Estados Unidos.

A decisão dos EUA de lançar investigações comerciais é um ato unilateral de protecionismo, disse o Ministério do Comércio chinês em comunicado na quarta-feira, citando um discurso de Wang em Nova Délhi.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve apresentar até 60 bilhões de dólares em novas tarifas sobre as importações chinesas até sexta-feira, tendo como alvo tecnologia, telecomunicaçõe e propriedade intelectual, disseram duas autoridades na segunda-feira.

"Adotar medidas restritivas de comércio não só irá impedir a ordem internacional de comércio como também causará sério dano ao sistema multilateral de comércio", disse Wang em reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio que terminou na terça-feira.

Trump acusa o governo chinês de forçar as empresas norte-americanas a transferir sua propriedade intelectual para a China como um custo de fazer negócios lá.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em alta após quedas na sessão anterior
Ibovespa sobe na abertura após BC reafirmar compromisso com controle da inflação
Dólar cai mais de 1% em meio a correção em mercados globais
Dólar recua e fica abaixo de R$5,70 com maior cautela em mercados globais
UE e Mercosul desejam concluir acordo comercial até o final do ano, relata FT
BC diz que não hesitará em elevar juros se julgar apropriado, mostra ata