Trump convoca reunião sobre política de biocombustíveis após crise em refinaria

Publicado em 23/02/2018 14:05

Por Jarrett Renshaw

NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou uma reunião no início da próxima semana com importantes senadores e funcionários do gabinete para discutir possíveis mudanças na política de biocombustíveis, que está sob pressão cada vez maior depois que uma refinaria da Pensilvânia culpou o regulamento por sua recuperação judicial, de acordo com quatro fontes familiarizadas com o assunto.

A reunião vem em um momento em que a indústria de petróleo e o lobby dos produtores de milho --forças poderosas em Washington-- confrontam-se sobre o futuro do Padrão de Combustível Renovável (RFS, na sigla em inglês), uma regulamentação de décadas que exige dos refinadores a mistura de biocombustíveis, como o etanol à base de milho, nos combustíveis fósseis.

O engajamento de Trump reflete as altas apostas políticas de proteger empregos em um importante Estado eleitoral. A refinaria de petróleo Philadelphia Energy Solutions (PES), que emprega mais de 1 mil pessoas na Filadélfia, entrou em recuperação judicial no mês passado e culpou o regulamento pela sua crise.

A reunião, prevista para terça-feira, incluirá os senadores republicanos Ted Cruz, do Texas, Chuck Grassley e Joni Ernst, de Iowa, juntamente com o administrador da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, e potencialmente o secretário de Energia, Rick Perry, de acordo com as quatro fontes, que falaram sob condição de anonimato.

Uma fonte disse que a reunião se concentraria em soluções de curto prazo para ajudar a PES a continuar operando. As outras fontes disseram que a reunião irá avaliar os preços para créditos de biocombustíveis, permissões para que maiores misturas de etanol sejam comercializadas o ano todo e os esforços para retirar os especuladores do mercado.

Funcionários da EPA, Departamento de Agricultura e Departamento de Energia recusaram-se a comentar. Um funcionário da Casa Branca, Kelly Love, disse que não tinha nenhum anúncio sobre o assunto neste momento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil