Opep projeta maior demanda por petróleo em 2018

Publicado em 12/02/2018 11:40

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informou nesta segunda-feira que a demanda mundial por petróleo deverá crescer mais rápido do que o esperado em 2018 em razão do ambiente econômico mais saudável, dando uma força extra ao pacto do cartel para reduzir o excesso global de oferta.

Mesmo assim, o mercado global só retornará ao equilíbrio no fim de 2018, pois os preços mais altos incentivam os Estados Unidos e outros produtores não integrantes da Opep a produzir mais, informou o grupo em relatório mensal.

A Opep informou que a demanda mundial por petróleo aumentará para 1,59 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, alta de 60 mil bpd na comparação com a previsão anterior.

"Recentemente, o desenvolvimento econômico saudável e sustentável nos principais centros globais de demanda de petróleo foi o principal fator que puxa o crescimento na demanda", informou a Opep, com sede em Viena.

"Essa estreita ligação entre crescimento econômico e demanda de petróleo está prevista para continuar, pelo menos no curto prazo", acrescentou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil