Arábia Saudita eleva exportação de refinados para compensar cortes em petróleo

Publicado em 19/01/2018 14:55

Por Ron Bousso

LONDRES (Reuters) - A parcela das exportações da Arábia Saudita composta por derivados de petróleo aumentou constantemente ao longo de 2017, compensando uma queda nas vendas de petróleo no exterior, com o reino cumprindo um acordo global para cortes de oferta, informou a Agência Internacional de Energia nesta sexta-feira.

A Arábia exportou 6,9 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo em outubro, queda de cerca de 760 mil bpd em relação ao ano anterior, informou a agência em seu relatório mensal, citando dados da Joint Organization Data Initiative (JODI).

Mas, ao mesmo tempo, as exportações de produtos refinados, como diesel, gasolina e combustível de aviação, aumentaram 155 mil bpd em relação ao ano anterior, elevando o total de exportações líquidas para 8,5 milhões de bpd em outubro.

Embora o volume total seja menor em relação ao ano anterior, a participação dos produtos refinados representou 19 por cento das exportações totais em outubro, em comparação com cerca de 13 por cento no ano anterior.

A Arábia Saudita investiu em uma série de grandes refinarias nos últimos anos, a fim de atender a crescente demanda doméstica e vender produtos no exterior, tirando proveito de seus grandes recursos em petróleo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordou em reduzir a produção em 2017 e posteriormente decidiu manter os cortes de produção para todo o ano de 2018 para ajudar a reduzir as reservas de petróleo nos países industrializados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a média de cinco anos.

(Por Ron Bousso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil