Dólar interrompe 5 quedas e sobe para R$ 3,15 no pregão desta 5ª feira com correção e exterior

Publicado em 05/10/2017 18:31

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu e voltou ao nível de 3,15 reais nesta quinta-feira, num movimento de correção após recuar quase 2 por cento em cinco dias e também influenciado pelo cenário externo, com investidores à espera dos dados de emprego nos Estados Unidos no dia seguinte.

O dólar avançou 0,67 por cento, a 3,1524 reais na venda, depois de oscilar entre a mínima de 3,1264 reais e a máxima de 3,1566 reais no dia. O dólar futuro tinha valorização de cerca de 0,50 por cento no final da tarde.

"Após o forte recuo dos últimos dias, poderia haver alguma correção. O otimismo com as captações segurou (parte desse) movimento", disse o operador de câmbio do Grupo Ourominas, Ademar Vitor Pereira Mendes.

Nos últimos cinco pregões, o dólar recuou 1,93 por cento, com as recentes captações externas contribuindo para o viés de baixa. Na véspera, a Braskem conseguiu emitir 1,75 bilhão de dólares em bônus de dez anos.

Um dia antes, o governo brasileiro havia aberto o caminho ao captar 3 bilhões de dólares em títulos de 10 anos, alongando a dívida a custo mais baixo.

No exterior, o dólar atingiu mais cedo o patamar mais alto em sete semanas ante a cesta de moedas com dados sinalizando crescimento sólido da economia norte-americana, um dia antes da divulgação do relatório do mercado de trabalho do país.

A alta também era vista ante divisas de emergentes, como o rand sul-africano, o pesco mexicano e a lira turca. Ante o real, no entanto, a valorização foi mais contida, segundo investidores, por causa desse ambiente mais favorável após as captações.

Como pano de fundo, os investidores continuaram monitorando a cena política interna, com o andamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil