Ibovespa sobe em movimento de ajuste após 6 quedas seguidas

Publicado em 29/09/2017 11:24

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava no azul nesta sexta-feira, após uma sequência de seis quedas abrir espaço para ajustes e diante de um cenário externo de menos aversão a risco, embora a cautela com a cena política local permaneça no radar.

Às 11:19, o Ibovespa subia 0,94 por cento, a 74.260 pontos, após acumular perda de 3,21 por cento nos seis pregões anteriores. O giro financeiro somava 1,89 bilhão de reais.

Dados de inflação nos Estados Unidos e na zona do euro divulgados nesta manhã mostraram números abaixo das metas dos bancos centrais, o que alivia a pressão por alta de juros nessas economias.

Nos EUA, o núcleo do índice de preços PCE, que exclui alimentos e energia, subiu 0,1 por cento em agosto, marcando alta de 1,3 por cento na comparação anual, ante 1,4 por cento em julho, o resultado mais fraco desde novembro de 2015. O índice PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve.

No campo político local, permanece o receio de que a mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer atrase as reformas, incluindo a da Previdência. No entanto, a cautela com a cena política tem sido contrabalançada por indicadores que vêm corroborando uma expectativa pela melhora da economia, como a desaceleração da inflação e os juros em queda.

Nesta manhã, essa visão ganhou respaldo após dados mostrando a diminuição do desemprego no país nos três meses até agosto, que foi a uma taxa de 12,6 por cento, ante 12,8 por cento no trimestre até julho e expectativa de 12,7 por cento em pesquisa Reuters.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN ganhava 0,65 por cento e PETROBRAS ON tinha alta de 0,69 por cento, em dia sem viés claro para os preços do petróleo no mercado internacional.

- VALE ON subia 0,85 por cento, depois das perdas na véspera e na contramão do movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China.

- USIMINAS PNA tinha alta de 3,95 por cento, CSN ON avançava 4,96 por cento e GERDAU PN tinha valorização de 1,57 por cento, após as fortes baixas da véspera e com o movimento de alta nos contratos futuros de aço, apesar das perdas do minério de ferro.

- BRADESCO PN avançava 1,53 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN tinha alta de 1,05 por cento, ajudando o tom positivo do Ibovespa devido ao peso dessas ações em sua composição.

- MULTIPLUS ON, que não faz parte do Ibovespa, tinha alta de 1,83 por cento, após a operadora de programas de fidelidade anunciar acordo com a Latam Airlines por meio do qual passará a ser o programa exclusivo de milhagem da companhia aérea para América do Norte e Europa. Analistas do BTG Pactual destacam que o acordo é positivo do ponto de vista estratégico, uma vez que vai aumentar as opções para resgate de passagens internacionais.

(Por Flavia Bohone)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
undefined