Reunião do conselho foi convocada 2 dias antes, diz JBS

Publicado em 18/09/2017 13:17

SÃO PAULO (Reuters) - A JBS afirmou nesta segunda-feira que a reunião do conselho de administração ocorrida na noite do último sábado e que elegeu um novo presidente-executivo para a processadora de carne foi convocada dois dias antes.

Na reunião, o conselho da empresa elegeu José Batista Sobrinho como novo presidente-executivo no lugar do filho Wesley Batista, que está preso.

"Na quinta-feira (14 de setembro) foi convocada reunião do conselho de administração para o dia 16", diz trecho do comunicado. "A presença da totalidade dos membros do conselho tornaria dispensável até mesmo a convocação prévia."

A manifestação da companhia ocorre após o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, ter dito que vai acionar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a legalidade da reunião de sábado, que ele chamou de "malandragem".

O BNDES, que detém 21,3 por cento da JBS por meio do braço de participações BNDESPar, tem defendido a destituição da família do comando da empresa.

Na reunião de sábado, no entanto, Sobrinho foi eleito por unanimidade pelos membros do conselho, inclusive pelos dois representantes do BNDESPar.

Rabello de Castro disse que o banco de fomento vai indicar ainda nesta segunda-feira dois novos representantes para o colegiado da JBS, sendo que um deles é Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat Chrysler para a América Latina.

(Por Aluisio Alves)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil