Ibovespa cai com embolso de lucros após dados dos EUA e persistente cautela com política

Publicado em 30/08/2017 13:43

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista recuava nesta quarta-feira, com participantes do mercado aproveitando para embolsar parte dos lucros recentes, enquanto aguardam novidades no campo político brasileiro e digerem indicadores melhores que o esperado nos Estados Unidos.

Às 13:40, o Ibovespa caía 0,74 por cento, a 70.801 pontos. O giro financeiro somava 3,66 bilhões de reais.

O indicador rondou a estabilidade nos minutos iniciais do pregão, mas depois passou para o território negativo, alinhado à abertura mais fraca das bolsas norte-americanas.

Entre os fatores que influenciam a bolsa paulista nesta sessão, operadores citaram os dados mais fortes de criação de vagas no setor privado e o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que segundo eles reforçam as expectativas de elevação do juro norte-americano e migração de recursos para a maior economia do mundo.

No front doméstico, sem grandes notícias corporativas, a atenção se volta para Brasília, particularmente para as votações no Congresso da Medida Provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) e das novas metas fiscais para 2017 e 2018.

Os investidores também estão de olho na provável nova denúncia contra o presidente Michel Temer, que deverá ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos próximos dias.

"Hoje o mercado está em compasso de espera, está todo mundo com receio do Janot soltar algo a qualquer momento", comentou Ariovaldo dos Santos, gerente da mesa de Bovespa da Hencorp Commcor.

Na véspera, Janot enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o acordo de delação premiada do empresário Lúcio Funaro para homologação pelo ministro Edson Fachin, relator da operação Lava Jato na corte. A colaboração de Funaro pode ser usada em uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer.

Para o analista da Infinity Asset Management Jason Vieira, a ausência de Temer, que está em viagem à China, também deixa os investidores mais apreensivos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
undefined