Opep vê reequilíbrio do mercado de petróleo em ritmo mais lento

Publicado em 13/06/2017 12:01

LONDRES (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou nesta terça-feira que o aguardado reequilíbrio do mercado de petróleo tem caminhado em "ritmo mais lento", além de ter relatado que sua própria produção aumentou em maio, devido a elevações na oferta de países isentos de um pacto para reduzir a produção.

Em um relatório mensal, a Opep disse que a sua produção aumentou em 336 mil barris por dia (bpd) em maio para 32,14 milhões de bpd, liderada por uma recuperação na Nigéria e na Líbia, que estavam isentas de cortes de produção porque conflitos nesses países vinham restringindo sua produção.

A Opep disse que os estoques de petróleo nos países industrializados caíram em abril e deverão continuar em queda no resto do ano, mas uma recuperação na produção nos Estados Unidos está reduzindo os esforços para acabar com o excesso de oferta.

"O reequilíbrio do mercado está em andamento, mas a um ritmo mais lento, tendo em vista as mudanças nos fundamentos desde dezembro, especialmente a mudança na oferta dos EUA, de uma expectativa de contração para crescimento", disse a Opep no relatório.

Os preços do petróleo devolveram ganhos nesta terça-feira com o lançamento do relatório, e eram negociados em torno de 48 dólares por barril, abaixo do nível de 60 dólares que o maior produtor da Opep, a Arábia Saudita, gostaria de ver. A cotação também representa menos da metade do nível de preços em meados de 2014.

Sob o acordo para apoiar o mercado, a Opep e outros países que não fazem parte do grupo, como a Rússia, concordaram em cortar a produção em 1,8 milhão de bpd. Com a lentidão vista para reverter a sobreoferta, os produtores concordaram em maio em prolongar o acordo até março de 2018.

(Por Alex Lawler)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil