Dólar sobe no pregão desta 5ª feira e encosta em R$ 3,15 com briga pela Ptax

Publicado em 30/03/2017 18:17

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta quinta-feira, encostando em 3,15 reais, com a briga pela formação da Ptax deste mês e algum movimento de compra dos investidores com a finalidade de conseguir proteção.

O dólar avançou 0,87 por cento, a 3,1440 reais na venda, depois de bater 3,1458 reais na máxima do dia e 3,1177 reais na mínima. O dólar futuro avançava cerca de 0,70 por cento no final da tarde.

Na sexta-feira, acontece a formação da Ptax de março, taxa do Banco Central usada para balizar diversos contratos cambiais. Sobretudo durante a tarde, houve movimentação de investidores para puxar as cotações conforme seus interesses, o que contribuiu para pressionar a alta da moeda norte-americana.

Também pesou no movimento o fato de o BC não ter rolado integralmente os swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- que vencem em abril. Segundo operadores, por conta disso, houve pressão compradora de dólar de investidores que precisavam de proteção.

O BC vendeu integralmente nesta sessão o lote de até 10 mil swaps tradicionais, no último leilão para rolagem dos contratos de abril. No total, foram 11 leilões iguais, deixando de rolar o equivalente a 4,211 bilhões de dólares do estoque que vence no mês que vem e totalizava 9,711 bilhões de dólares. O BC não costuma fazer leilões no último pregão do mês

Com isso, o estoque total de swaps recuou a cerca de 16,5 bilhões de dólares. No mês passado, o BC também não rolou integralmente os swaps que venceram em março. O próximo lote de swaps vence no dia 2 de maio, no equivalente a 6,389 bilhões de dólares.

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas, mas tinha leves oscilações ante divisas de emergentes e países ligados a commodities, como os pesos chileno e mexicano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil