Índice europeu atinge máxima de 15 meses após Fed e eleição holandesa

Publicado em 16/03/2017 14:48

Por Helen Reid

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus atingiram o nível mais alto em 15 meses nesta quinta-feira depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevou os juros e o primeiro-ministro de centro-direita, Mark Rutte, venceu as eleições na Holanda.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,73 por cento, a 1.489 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,7 por cento, a 378 pontos, depois de atingir 377,76, nível mais alto desde dezembro de 2015. O primeiro-ministro holandês afastou a ameaça representada por Geert Wilders, o candidato contrário ao Islã e à União Europeia, ao vencer a eleição que foi comemorada em toda a Europa por governos que enfrentam uma onda crescente de nacionalismo.

Mas o analista do AFS Group Arne Petimezas, disse que a alta das ações foi provocada principalmente pelo tom "dovish" do Fed, que elevou os juros pela segunda vez em três meses como esperado, mas não indicou nenhum plano para acelerar a perspectiva de aperto monetário.

As ações do setor de recursos básicos foram impulsionadas pela queda acentuada do dólar contra as principais moedas na quarta-feira, em reação à perspectiva do Fed.

A Anglo American teve a maior alta na Europa, de 8,6 por cento, depois que o bilionário indiano de acionista majoritário da Vedanta Resources, Anil Agarwal, disse que comprará uma fatia de até 2,5 bilhões de dólares da mineradora.

A alta dos juros pelo Fed também impulsionou o setor bancário, que avançou 1 por cento, com bancos italianos e espanhóis, incluindo BPER Banca e Santander liderando os ganhos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,64 por cento, a 7.415 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,61 por cento, a 12.083 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,56 por cento, a 5.013 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,70 por cento, a 20.109 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,85 por cento, a 10.168 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,70 por cento, a 4.604 pontos.

(Por Helen Reid)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crescimento de serviços na China atinge menor nível em oito meses, mostra PMI do Caixin
Expansão empresarial da zona do euro desacelera com força em junho, mostra PMI
Ações da China caem com dados econômicos fracos
Preocupação com gripe aviária leva EUA a concederem US$176 mi à Moderna para desenvolver vacina
Wall Street fecha em alta com impulso de Tesla e ações de megacapitalização