Associação Rural do Uruguai alerta presidente sobre dificuldades que afetam a competitividade do país
Uma delegação da Associação Rural do Uruguai (ARU) - constituída por seu presidente, Pablo Zerbino, o vice-presidente, Gerardo García Pintos e o diretor Carlos Palma - foi recebida pelo presidente do país, Tabaré Vázquez.
O motivo da solicitação da audiência esteve relacionado à apresentação que cada novo presidente da ARU faz ao presidente da República.
A ocasião foi propícia para que as autoridades da ARU alertassem a Vázquez das "crescentes dificuldades que estão afetando a competitividade dos setores produtivos do país". Com isso, foi entregue um documento ao presidente.
Documento
O documento, denominado "Aspectos substantivos na competitividade do setor agropecuário", aponta que o crescimento econômico "é a única forma para que uma sociedade cresça e se desenvolva".
O setor também diz que para o Uruguai esse modelo pode ser alcançado com uma "economia aberta e exportadora de bens e serviços".
"Para isso, devemos ser competitivos naqueles produtos e serviços que o mundo demanda. Produzir é uma função essencial para o setor privado. A competitividade, em troca, surge dos custos próprios do país", aponta a ARU.
Tradução: Izadora Pimenta