Macri e Temer discutem barreiras econômicas entre Brasil e Argentina

Publicado em 07/02/2017 06:57

O presidente da Argentina, Maurício Macri, se reunirá com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, na primeira visita oficial que fará ao Brasil desde que assumiu o comando do país vizinho, em dezembro de 2015.

Este, porém, não será o primeiro encontro entre os dois. Em outubro do ano passado, Temer viajou a Buenos Aires, onde se reuniu com o colega argentino.

Macri já esteve no Brasil, em novembro de 2015, mas na condição de presidente eleito. Na ocasião, se encontrou com a então presidente Dilma Rousseff.

A Argentina é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Em 2015, o país foi o terceiro maior destino das exportações brasileiras.

Entre os temas que deverão ser discutidos entre Temer e Macri nesta terça estão a eliminação de pontos considerados "entraves" comerciais entre os dois países, entre os quais o tempo para emissão de licenças não automáticas de exportação de produtos brasileiros para a Argentina e as barreiras fitossanitárias impostas para a prevenção de contaminações biológicas e químicas.

De acordo com assessores do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores, ainda é preciso "descongelar" as relações, promover um diálogo permanente entre os dois governos e derrubar barreiras que ainda impedem resultados comerciais mais produtivos.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção da indústria brasileira retrai em maio pelo 2º mês sob impacto das chuvas no RS
Minério de ferro sobe com demanda firme de curto prazo e esperanças de estímulo da China
Dólar tem leve queda com mercado à espera de reunião de Lula e ministros sobre câmbio
Produção industrial no Brasil cai 0,9% em maio, diz IBGE
Crescimento de serviços na China atinge menor nível em oito meses, mostra PMI do Caixin