Boletim Focus: Mercado corta mais inflação, para 4,81%, neste ano

Publicado em 09/01/2017 08:02

RIO - A expectativa para a inflação está em queda consistente entre os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central para seu boletim semanal Focus. Para 2017, os analistas preveem que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 4,81%, abaixo dos 4,87% que calculavam há uma semana e dos 4,9% que viam há um mês. Para 2016, a estimativa é de 6,35%, recuo em relação à taxa informada na semana passada (6,38%) e há quatro semanas (6,52%). Para dezembro, o mercado prevê 0,36%, abaixo dos 0,39% de uma semana e dos 0,52% há quatro. O número oficial do IPCA sai depois de amanhã.

A taxa de inflação é decisiva para o BC decidir a taxa de juros no país. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC acontece depois de amanhã, mesmo dia da divulgação do IPCA. A expectativa é de corte de 0,5 ponto percentual, levando a taxa a 13,25%. A projeção dos entrevistados na Focus para a Selicem 2017 mais uma vez foi mantida inalterada, 13,25%.

No último boletim, divulgado no dia 2 e referente à última semana de 2016, os economistas elevaram as apostas para o corte de juros neste ano, apesar de terem elevado ligeiramente as projeções para a inflação em 2017. Disseram acreditar que a Selic, referência no Brasil, chegará a dezembro em 10,25%. Uma semana antes, a taxa esperada era de 10,5%.

Em 2015, a inflação oficial estourou em muito a marca tolerada pelo BC, ficando em 10,67%. A meta do governo para este ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O resultado previsto para o ano que vem se aproximando do centro da meta, também de 4,5%. A variação que será tolerada pelo BC em 2017, no entanto, é um pouco menor do que a deste ano, de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
 

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump
Trump diz que está disposto a fazer acordos sobre tarifas Trump diz que está disposto a fazer acordos sobre tarifas
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros endossada por commodities e NY
Governo não pretende mudar política de meta fiscal e limite de gasto, diz Haddad
Brasil abre 431.995 vagas formais de trabalho em fevereiro, mostra Caged
Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão de vacina