Odebrecht paga US$ 8,9 mi e promete informações para fechar acordo com promotores do Peru

Publicado em 05/01/2017 16:52

LIMA (Reuters) - Promotores no Peru e a Odebrecht chegaram a um acordo nesta quinta-feira pelo qual a empreiteira pagará 8,9 milhões de dólares e dará informação "relevante" sobre o pagamento de subornos para ganhar obras públicas no país.

O Ministério Público disse que o acordo preliminar foi assinado com a Odebrecht dentro de uma investigação fiscal iniciada em novembro do ano passado.

Como parte de um acordo judicial nos Estados Unidos, a Odebrecht reconheceu há duas semanas pagamentos de 29 milhões de dólares em subornos para ganhar contratos de obras públicas no Peru entre 2005 e 2014.

Os promotores disseram que o dinheiro que a Odebrecht vai depositar nas contas do governo peruano não é a "quantia total" dos lucros ilícitos. O montante total "deve ser determinado em um acordo final" com a Odebrecht, disseram.

No Peru, a Odebrecht ganhou contratos de cerca de 12 bilhões de dólares na última década. A Odebrecht iniciou suas operações no Peru em 1979, sua primeira operação internacional.

(Reportagem de Marco Aquino e Usrula Scollo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança 1% com balanços e commodities em foco à espera de Fed e Copom
Oposição venezuelana busca estreitar caminhos para chegar ao poder
Ações de chips impulsionam Nasdaq e S&P 500 antes de decisão do Fed
Dólar avança em meio a aversão ao risco antes de decisões de juros em Brasil e EUA
Socorro ao RS é tema de 25 medidas provisórias em tramitação no Congresso
Dólar abre com pouca variação antes de decisões sobre juros em Brasil e EUA