Rússia mantém produção de petróleo em dezembro próxima de recorde histórico

Publicado em 02/01/2017 11:13

MOSCOU (Reuters) - A produção de petróleo da Rússia em dezembro manteve-se inalterada em 11,21 milhões de barris por dia (bpd), estável ante o mês anterior e no maior nível em quase 30 anos, segundo dados do ministério da Energia divulgados nesta segunda-feira.

A Rússia se prepara para cortar a produção em 300 mil bpd durante o primeiro semestre de 2017, como parte de um acordo global com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fechado com o objetivo de reequilibrar o mercado.

Em 2016, a produção russa atingiu 10,96 milhões de bpd, alta ante os 10,72 milhões de bpd em 2015.

Segundo o ministério de Energia da Rússia, os cortes planejados na produção serão graduais, uma vez que questões climáticas e tecnológicas impedem uma redução abrupta.

"Os produtores russos aumentaram significativamente a perfuração em 2016 em esforços para conter o declínio dos campos", disse à Reuters a analista da Agência Internacional de Energia (AIE, na sigla em inglês), Toril Bosoni.

"Dado que poucas informações sobre a duração dos cortes de produção foram tornadas públicas, provisoriamente assumimos que a produção vai aumentar gradualmente novamente durante o segundo semestre de 2017."

Para 2017 como um todo, o ministério russo de Energia prevê a produção de petróleo entre 548 milhões e 551 milhões de toneladas, ou entre 11,01 milhões e 11,07 milhões de bpd.

(Por Katya Golubkova e Vladimir Soldatkin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai mais de 1% após notícia de que governo Trump pode moderar tarifas
Síria não pode importar trigo ou combustível devido a sanções dos EUA, diz ministro
Exportações de arroz da Tailândia devem cair 25% em 2025, diz associação
Ações europeias sobem com salto do setor automotivo por notícia de tarifas mais brandas dos EUA
Premiê do Canadá diz que deixará cargo após nomeação de novo líder do Partido Liberal
Encomendas à indústria dos EUA recuam em novembro
undefined