Produção de petróleo da Opep alcança recorde em novembro, aponta pesquisa
LONDRES (Reuters) - A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) bateu novo recorde em novembro antes do acordo para cortar a produção, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta segunda-feira, com um impulso das exportações iraquianas mais fortes e barris adicionais de dois países que foram isentos dos cortes, Nigéria e Líbia.
A mais recente alta na oferta significa que a Opep terá um trabalho maior em cumprir o plano de limitar a oferta a partir de 2017, seu primeiro acordo de redução de produção desde 2008.
A oferta da Opep subiu para 34,19 milhões de barris por dia em novembro ante 33,82 milhões de bpd em outubro, segundo a pesquisa que se baseia em dados de embarques e informações de fontes da indústria.
O petróleo Brent subiu acima dos 55 dólares por barril nesta segunda-feira, sendo negociado em uma máxima de 16 meses, por perspectivas de um mercado mais apertado no próximo ano após o acordo da Opep. Os preços ainda estão na metade do nível de meados de 2014.
"A decisão da Opep de cortar a produção removeu muito do risco negativo para 2017", disse Bjarne Schieldrop, analista chefe de commodities na SEB, embora "trapaça seja um hábito natural entre os membros da Opep."
Segundo a pesquisa de novembro, a Opep está bombeando 1,69 milhões de barris por dia acima da meta de produção de 32,50 bpd estabelecida no acordo na última semana para ser adotado a partir de janeiro de 2017.
(Por Alex Lawler; reportagem adicional de Rania El Gamal)