Decreto que muda cobrança do ICMS em MT é revogado pelo governo

Publicado em 30/11/2016 07:55

O governador Pedro Taques (PSDB) revogou o Decreto 380/ 2015 que alterava a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), durante reunião com os deputados estaduais, nesta segunda-feira (28). A revogação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado, que circula nesta terça-feira (29).

Segundo o governo, a revogação atende a reivindicações dos segmentos econômicos feitas durante as mais de 20 reuniões realizadas para discutir a reforma tributária do estado, prevista para ser analisada e colocada em prática no primeiro semestre deste ano.

Neste mês, a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) e entidades do setor produtivo protocolaram um documento na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) solicitando a revogação desse decreto, com a alegação de que a medida tornava inviável a atuação de alguns setores do comércio.

Para a OAB-MT, o decreto gerava enorme insegurança jurídica pela possibilidade de contribuintes serem tributados de maneiras distintas um dos outros. O órgão informou ainda que, em junho deste ano, a Comissão de Estudos Tributários e Defesa do Contribuinte da entidade informou ao governo, à Casa Civil e à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) a ilegalidade e inconstitucionalidade do Decreto 380.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crescimento de serviços na China atinge menor nível em oito meses, mostra PMI do Caixin
Expansão empresarial da zona do euro desacelera com força em junho, mostra PMI
Ações da China caem com dados econômicos fracos
Preocupação com gripe aviária leva EUA a concederem US$176 mi à Moderna para desenvolver vacina
Wall Street fecha em alta com impulso de Tesla e ações de megacapitalização