Brasil perde quase 40 mil empregos formais em setembro, pior que o esperado

Publicado em 26/10/2016 16:41

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil fechou 39.282 vagas formais de emprego em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira, muito pior que o esperado por analistas, afetado pelo mau desempenho nos setores de construção civil e serviços.

Em pesquisa Reuters, a expectativa era de que 16 mil empregos seriam encerrados no último mês, conforme mediana das expectativas.

No acumulado do ano até setembro, a economia brasileira já perdeu 683.597 empregos formais, acumulando em 12 meses perdas líquidas de 1.599.733 vagas, em meio ao cenário de recessão econômica do país.

Por setores, o pior resultado do emprego em setembro foi observado na construção civil (fechamento líquido de 27.591 postos). Na sequência, vieram o setor de serviços (-15.141 postos) e agricultura (-8.198).

Na contramão, a indústria de transformação e o comércio apresentaram criação líquida de vagas formais, com a abertura de 9.363 e 3.940 postos, respectivamente.

REGIÃO

Os dados regionalizados do Caged mostraram que o pior resultado em setembro foi observado no Sudeste, com a destruição de 63.521 postos formais. O Centro-Oeste registrou a perda de 5.374 vagas e o Norte de 1.042 postos.

O Nordeste (29.520) e o Sul (1.135) tiveram abertura de vagas.

Segundo o dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego subiu para 11,8 por cento no trimestre encerrado em agosto.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz não ter pressa por acordos comerciais e que espera tarifas básicas significativas Trump diz não ter pressa por acordos comerciais e que espera tarifas básicas significativas
Petrobras reduz preço do diesel pela segunda vez em abril após queda do petróleo Petrobras reduz preço do diesel pela segunda vez em abril após queda do petróleo
Diretora do FMI diz que tanto EUA quanto China têm queixas comerciais
PESQUISA-Tarifas provocarão forte desaceleração econômica nos EUA; chance de recessão sobe para 45%
Dólar oscila pouco enquanto mercados analisam negociações comerciais e decisão do BCE
Gasolina cai no início de abril após seis meses sem redução, diz Edenred Ticket Log