Ciclo de baixa do preço do petróleo está perto do fim, diz ministro saudita

Publicado em 24/10/2016 06:44

RIAD — O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, afirmou neste domingo que o ciclo de queda dos preços do petróleo está chegando ao fim, em uma conjuntura de mercado mais favorável.

"O atual ciclo de baixa dos preços está chegando ao fim. E as condições do mercado em termos de oferta e demanda melhoram", declarou Al-Faleh em uma entrevista coletiva em Riad, ao lado de Mohamed ben Saleh al-Sada, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O ministro saudita se mostrou "otimista" a respeito da evolução dos preços.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, que realiza uma viagem pelo Oriente Médio, manteve entrevistas neste domingo com autoridades sauditas. A Venezuela, membro da Opep, enfrenta uma grave crise econômica e política, agravada epla queda dos preços do petróleo. No sábado, na etapa anterior de sua visita, no Irã, o presidente venezuelano pediu que fosse reforçada a cooperação entre os países produtores de petróleo, membros ou não da Opep, para estabilizar os preços.

“Para estabilizar os preços do petróleo, temos de refletir [...], aumentar a consultas entre os países produtores, a OPEP e não-OPEP”, disse Maduro durante uma reunião com o presidente iraniano Hassan Rohani, de acordo com o site da Presidência iraniana. "Os países produtores devem procurar um acordo justo para estabilizar os preços", acrescentou.

Otimismo sobre os preços

O ministro saudita Faleh, cujo país é o líder do cartel de exportação, se mostrou neste domingo otimista sobre a evolução dos preços do petróleo, destacando que “queda dos estoques americanos continua há sete ou oito semanas.”

Faleh também destacou as "fortes relações" entre o reino saudita e a Rússia, o maior produtor de petróleo do mundo, mas não um membro da OPEP, mencionando uma "aproximação" entre as posições dos dois países sobre a questão do petróleo.

Al-Faleh afirmou que os pontos de vista entre o reino e a Rússia sobre a necessidade de estabilizar o mercado "estão se aproximando".

"A Arábia Saudita começou a desempenhar um papel importante de coordenação entre a Rússia ... e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), especificamente os países do Golfo", disse Falih, em uma coletiva de imprensa com os seus pares russos e do Catar, em Riad.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
 

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela