Mercados chineses têm maior queda em 3 semanas

Publicado em 17/10/2016 06:36

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados chineses tiveram a maior queda em três semanas nesta segunda-feira, com a confiança afetada pela queda nas ações B denominadas em dólar de Xangai, na medida que o iuan continuou a se enfraquecer.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,84 por cento. O índice de Xangai caiu 0,74 por cento.

Os índices encerram a manhã praticamente estáveis, mas começaram a recuar em seguida uma vez que o índice de ações B de Xangai caiu mais de 6 por cento.

As vendas de ações B aconteceram em meio a crescentes preocupações com o valor do iuan, que tocou nova mínima de seis anos contra o dólar nesta segunda-feira.

Ações B são papéis denominados em dólar em empresas chinesas, e portanto vulneráveis à depreciação do iuan.

O MSCI, principal índice da região asiática, também caiu após declarações da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, que sinalizou a necessidade de medidas agressivas para reconstruir a economia norte-americana.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,64 por cento às 7:31.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,26 por cento, a 16.900 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,84 por cento, a 23.037 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,74 por cento, a 3.041 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,84 por cento, a 3.278 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,24 por cento, a 2.027 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,12 por cento, a 9.176 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,07 por cento, a 2.817 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,83 por cento, a 5.388 pontos.

(Por Hideyuki Sano e Nichola Saminather)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juros futuros cedem após fala de Lula, mas falta de medidas fiscais concretas reduz ímpeto Juros futuros cedem após fala de Lula, mas falta de medidas fiscais concretas reduz ímpeto
Haddad diz que há espaço para calibrar IOF se medidas fiscais avançarem, mas adia anúncio
Trump assinará decreto dobrando tarifas sobre aço e alumínio, diz Casa Branca
Ações europeias ficam estáveis em meio a dados de inflação e nervosismo comercial
Wall Street sobe com ações de chips enquanto investidores aguardam negociações comerciais
Dólar devolve ganhos e passa a cair após Lula respaldar discussões sobre decreto do IOF