Oposição entra com mandado de segurança no STF para suspender tramitação da PEC dos gastos

Publicado em 07/10/2016 15:55

BRASÍLIA (Reuters) - A oposição protocolou nesta sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pedindo a suspensão da tramitação da Proposta da Emenda à Constituição dos gastos públicos, por entender que ela viola a Constituição.

A peça argumenta que a PEC fere a separação entre os Poderes, atenta contra o voto direto, secreto, universal e periódico, além de tender a abolir garantias individuais.

Segundo a líder da minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que subscreve o mandado, a PEC "retira a constitucionalização da saúde e a constitucionalização da educação", além de "engessar" recursos para custeio e investimento.

"Ela (a proposta) invade a competência de outros Poderes ... além de violar o direito democrático de qualquer futuro presidente de poder rever a política econômica sem mexer na Constituição", disse a deputada.

A peça jurídica, assinada por parlamentares do PCdoB e do PT, afirma que a proposta, ao estabelecer limites aos outros Poderes, restringe suas "legítimas e necessárias demandas". Também alega que os parlamentares a serem eleitos pelos próximos 20 anos sofrerão limitações à sua atividade legislativa.

Argumenta ainda que há "risco iminente de difícil reparação", o que justificaria o pedido de liminar, diante da previsão de votação do primeiro turno da PEC na próxima segunda-feira.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reafirmou que a proposta deve ter sua votação iniciada na segunda. Por se tratar de PEC, a matéria precisa passar por dois turnos de votação e ter o apoio de três quintos dos deputados antes de ser encaminhada ao Senado, para passar por tramitação semelhante.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined