Relator avalia tirar DRU de texto de PEC dos gastos, prevê votação no começo da noite

Publicado em 06/10/2016 11:12

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), relator da Proposta de Emenda à Constituição que impõe um freio aos gastos públicos afirmou nesta quinta-feira que avalia retirar do seu parecer a equiparação da vigência da  Desvinculação de Receitas da União (DRU) à do novo regime fiscal, buscando diminuir resistências ao texto.

Por regra aprovada pelos parlamentares este ano, a DRU, que constitui importante mecanismo de organização do Orçamento para o governo, teria efeito até 2023. No relatório de Perondi, o prazo passaria a ser o de duração da PEC, de 20 anos a partir de 2017. A jornalistas, contudo, afirmou que deputados do PSB e PP expressaram certa oposição à inclusão dessa prorrogação.

“Alguns líderes me pediram e como está já vai até 2023”, disse, acrescentando que ainda não tomou uma decisão a respeito.

Falando sobre as expectativas de votação da PEC nesta quinta em comissão especial na Câmara dos Deputados, Perondi afirmou estar com "consciência segura da base aliada", após a realização de reuniões na véspera com 12 bancadas, com fechamento de questão por "quase todas".

"Aprovaremos na comissão especial no começo da noite e segunda-feira no primeiro turno aqui no plenário", disse, estimando que a proposta terá de 22 a 24 votos na comissão de um total de 30 parlamentares.

A tramitação da PEC está sendo acompanhada de perto pelos mercados, já que a proposta é classificada pelo governo como ferramenta fundamental para reverter a trajetória de deterioração das contas públicas e de endividamento do país.

(Reportagem de Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com trégua em tensão comercial global
Dólar cai ante real após EUA anunciarem isenção de tarifas sobre eletrônicos
Wall Street sobe com impulso da Apple, conforme investidores avaliam isenções tarifárias
Taxas dos DIs têm quedas firmes no Brasil após Trump aliviar tarifas sobre eletrônicos
Ações europeias sobem conforme Trump alivia tarifas sobre eletrônicos da China
Yellen mostra preocupação de que políticas de Trump corroam confiança em ativos dos EUA
undefined