Rosengren, do Fed, diz que a economia precisa "de aperto monetário modesto e gradual agora"

Publicado em 23/09/2016 11:27

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, disse nesta sexta-feira acreditar que a taxa de juros nos Estados Unidos deve ser elevada gradualmente agora e alertou que uma queda da taxa de desemprego abaixo do seu nível sustentável poderia afetar a recuperação econômica do país.

"Até 2019, espero que a taxa de desemprego tenha caído abaixo de 4,5 por cento. Embora eu tenha um longo histórico de defesa da política que sustenta as condições do mercado de trabalho robusto, isso está abaixo da taxa que eu acredito ser sustentável a longo prazo", disse Rosengren em comunicado.

Rosengren foi dissidente na reunião desta semana do Federal Reserve, banco central norte-americano, que deixou a taxa de juros inalterada. Ele e dois outros membros votaram pela alta.

Em seu comunicado, Rosengren disse que uma taxa de desemprego tão baixa poderia causar um superaquecimento da economia, colocando uma pressão de alta sobre a inflação e aumentando os desequilíbrios do mercado financeiro, o que poderia levar a uma recessão.

A taxa de desemprego dos Estados Unidos está atualmente em 4,9 por cento.

Rosengren já havia alertado para o rápido aumento dos preços dos imóveis comerciais nos Estados Unidos, o que segundo ele poderia aprofundar a recessão se a economia dos EUA for atingida por um choque negativo.

(Por David Chance)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe em dia negativo para ativos brasileiros e de expectativa sobre juros Dólar sobe em dia negativo para ativos brasileiros e de expectativa sobre juros
Taxas dos DIs sobem em sintonia com Treasuries enquanto mercado aguarda BCs Taxas dos DIs sobem em sintonia com Treasuries enquanto mercado aguarda BCs
Crescimento potencial do Brasil não é menor do que 3% ao ano, diz Haddad
Índice europeu STOXX 600 sobe e registra maior sequência de ganhos em quase quatro anos
Setor de serviços dos EUA acelera em abril; pressões de preços aumentam
Wall St abre em baixa após novas tarifas de Trump e com reunião do Fed no radar