Dólar segue exterior e cai abaixo de R$3,20, com Fed e Banco do Japão

Publicado em 22/09/2016 11:38

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda e ia abaixo de 3,20 reais nesta quinta-feira, num movimento de busca por risco já visto na véspera e reforçado pela indicação do banco central norte-americano de maior gradualismo em sua política monetária, o que significa continuidade do fluxo de recursos para países emergentes.

Às 11:35, o dólar recuava 0,43 por cento, a 3,1977 reais na venda, após bater 3,1817 reais na mínima da sessão. O dólar futuro caía cerca de 0,30 por cento.

"Mesmo com o recuo nos dois pregões anteriores, as decisões do banco central japonês e dos EUA continuaram influenciando o movimento baixista do dólar ao redor do mundo esta manhã", comentou um operador de uma corretora nacional.

A moeda norte-americana caiu 2,04 por cento nos dois pregões anteriores.

O Federal Reserve sinalizou que deverá haver uma alta nos juros do país este ano, e não mais duas, movimento que reforçou a expectativa do mercado de que ocorra em dezembro.

Juros maiores nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados hoje em outras praças, como a brasileira.

Também na véspera, o Banco do Japão mudou o foco de sua política monetária e determinou meta para rendimento de títulos públicos, movimento que também agradou os mercados.

O dólar recuava nesta manhã também frente a outras moedas emergentes, como os pesos chileno e mexicano.

Internamente, o mercado cambial também estava mais otimista com a aprovação de medidas de ajuste fiscal no Congresso, depois de declarações firmes de integrantes do governo nesse sentido. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vem se repetindo em defesa das reformas, assim como o presidente Michel Temer.

O Banco Central vendeu nesta manhã todo o lote de 5 mil contratos de swap cambial reverso, equivalente à compra futura de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela
Wall St avança após liquidação enquanto investidores avaliam efeito da desistência de Biden