Dólar recua ante real, à espera de Yellen e de olho em fiscal no Brasil

Publicado em 24/08/2016 11:43

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leve queda frente ao real nesta quarta-feira, com investidores ainda preferindo a cautela antes do discurso na sexta-feira da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, e diante de preocupações com a capacidade do governo brasileiro de avançar com o ajuste fiscal no Congresso Nacional.

Às 11:44, o dólar recuava 0,12 por cento, a 3,2295 reais na venda, após subir 1 por cento na sessão anterior. O dólar futuro rondava a estabilidade nesta manhã.

"O evento mais importante da semana é o discurso de Yellen na sexta-feira. Se não tivermos muitas surpresas até lá, o mercado vai evitar grandes movimentos", disse o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva.

Yellen falará na conferência anual de bancos centrais em Jackson Hole, nos EUA, e investidores buscarão em suas palavras novas pistas sobre a possibilidade de os juros norte-americanos subirem neste ano, após declarações recentes de autoridades do banco central fortalecerem as apostas nesse sentido.

No Brasil, o cenário fiscal também era motivo de cautela. O governo do presidente interino Michel Temer vem enfrentando dificuldades para angariar apoio legislativo a medidas de austeridade fiscal, em especial o projeto que limita o crescimento das despesas federais.

"O governo sofre para aprovar matérias consideradas pouco polêmicas na Câmara e Senado. Essa sinalização é péssima para quem tem grandes desafios pela frente", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em relatório.

A maioria dos investidores ainda aposta, porém, que o governo enrijecerá sua postura após a confirmação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, cujo julgamento no Senado começará na quinta-feira.

Outro fator que vem suscitando dúvidas no mercado é a postura do Banco Central no mercado de câmbio. Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares, atendo-se ao script dos últimos dias.

(Por Bruno Federowski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela
Wall St avança após liquidação enquanto investidores avaliam efeito da desistência de Biden