Aumento de emprego nos EUA supera expectativas em julho e renda sobe

Publicado em 05/08/2016 09:45

WASHINGTON (Reuters) - O emprego nos Estados Unidos aumentou mais que o esperado em julho e a renda avançou, o que deve reforçar as expectativas de aceleração do crescimento econômico e aumentar a probabilidade de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, neste ano.

Os novos empregos, excluindo o setor agrícola, aumentaram em 255 mil vagas no mês passado, com as contratações subindo bastante depois do dado revisado de 292 mil em junho, informou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira.

A taxa de desemprego permaneceu em 4,9 por cento à medida que mais pessoas entraram no mercado de trabalho. Destacando a força do mercado de trabalho, os salários médios por hora aumentaram em 0,08 dólares, ou 0,3 por cento. As contratações de maio foram revisadas para cima, a 24 mil, ante dado anterior de 11 mil.

Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 180 mil vagas em julho e a taxa de desemprego caindo 0,1 ponto percentual, para 4,8 por cento.

O forte crescimento do emprego no mês passado deve reforçar a confiança do Fed em um mercado de trabalho que autoridades vêem como o pleno emprego ou algo perto dele. A chair do Fed, Janet Yellen, disse que a economia precisa criar um pouco menos de 100 mil empregos por mês para ajustar-se ao crescimento da população.

O segundo mês consecutivo de ganhos robustos de emprego é um impulso para a economia após o crescimento médio a taxa anual de 1,0 por cento nos últimos três trimestres. No mês passado, o Fed descreveu o mercado de trabalho como "reforçado" e avaliou que parecia que ele ainda estava se fortalecendo.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined