Dilma diz que pagamentos a João Santana são responsabilidade do PT

Publicado em 28/07/2016 07:08

A presidente afastada Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que não está "cansada" e que lutará até o fim para evitar a aprovação do impeachment pelo Senado, cuja votação está prevista para o final de agosto. Em entrevista à “Rádio Educadora”, de Uberlândia (MG), Dilma ainda disse que repassou ao PT a responsabilidade pelos pagamentos feitos ao ex-marqueteiro João Santana, investigado na Operação Lava-Jato. Ela disse que o próprio João Santana afirmou ter tratado dos pagamentos com a tesouraria do PT, e não com seu comitê de campanha.

Na semana passada, um dia depois de Santana admitir em depoimento ao juiz Sérgio Moro ter recebido US$ 4,5 milhões por meio de caixa dois no exterior para saldar uma dívida de campanha de Dilma Rousseff em 2010, a presidente afastada adotou tom cauteloso e negou ter autorizado ou saber da existência do caixa dois, mas não descartou que ele tenha existido, como fizera em outras oportunidades. Depois, em nova entrevista, mudou a versão sobre o caixa dois na campanha.

— Se ele recebeu os US$ 4,5 milhões que diz que recebeu não foi da organização da minha campanha. Porque ele diz que recebeu isso em 2013. Como você sabe, a campanha começa em 2010 e, até o final do ano, ela é encerrada. A partir do momento em que ela é encerrada, tudo que ficou pendente de pagamento da campanha passa a ser responsabilidade do partido. A minha campanha não tem a menor responsabilidade sobre em que condições pagou-se a dívida remanescente de 2010. Não é a mim que tem que perguntar isso. Com quem ele tratou isso foi com a tesouraria do PT, como disse o próprio Santana — disse Dilma, na entrevista.

‘SÓ ACABA QUANDO TERMINA’

Dilma negou qualquer intenção de renunciar e garantiu que sua defesa será apresentada no prazo - que encerra nesta quinta-feira - na comissão especial do impeachment. Ela comparou o processo a uma partida de futebol.

— Não estou cansada. Estou plenamente disposta a lutar até o último minuto pelos meus direitos. Tudo bem que me escondam. Não apareço em jornais nacionais há muito tempo. Fui cassada, como se diz, da TV. Tenho uma meta: lutarei até o fim para impedir que esse impeachment ocorra — disse Dilma, enfática.

Dilma disse que haverá uma guerra de informações até o final.

"Da tentativa de parte da mídia de fazer c/ q eu esteja numa situação de cansaço. Estou plenamente disposta a lutar. É uma fantasia. — Dilma Rousseff (@dilmabr) 27 de julho de 2016"

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump
Trump diz que está disposto a fazer acordos sobre tarifas
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros endossada por commodities e NY
Governo não pretende mudar política de meta fiscal e limite de gasto, diz Haddad
Brasil abre 431.995 vagas formais de trabalho em fevereiro, mostra Caged
Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão de vacina