No Fantástico: Rombo da Previdência só aumenta e cria grande desafio para futuro do país; números do campo são preocupantes

Publicado em 18/07/2016 09:42

O brasileiro vive cada vez mais, o que é uma ótima notícia. Mas, por outro lado, nascem cada vez menos brasileiros, o que gera um desequilíbrio preocupante, pois o país envelhece e a força de trabalho que sustenta as aposentadorias e pensões não cresce no mesmo ritmo. Ou seja: o rombo da previdência só aumenta e cria um enorme desafio para o futuro do país. Como desatar esse nó?

Segundo dados do governo, em 2015, o déficit da previdência foi de R$ 85 bilhões e este ano deve alcançar os US$ 130 bilhões. A aposentadoria rural, como mostra a matéria a seguir, tirou da miséria 23 milhões de brasileiros e mudou a vida no interior do Brasil. Em Paulistana, no Piauí, o exemplo da desproporção é claro, 11 aposentados para cada 20 habitantes. E a grande diferença está no campo, com mais aposentados rurais do que toda a população rural do município. 

O produtor rural paga a previdência na venda da produção, com cerca de 2,1%, porém, a arrecadação é menos de 10% do pagamento em benefícios. Enquanto isso, o cálculo da previdência para parlamentares é muito mais generoso. 

Veja os detalhes na reportagem de Sônia Bridi, no Fantástico deste domingo, 17 de julho:

>> Rombo da Previdência só aumenta e cria grande desafio para futuro do país

Fonte: Fantástico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro