Bovespa fecha em alta pelo 6º pregão, na máxima em mais de 1 ano

Publicado em 13/07/2016 17:59

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira, na máxima em mais de um ano, ganhando fôlego na parte da tarde com o avanço das ações de bancos e da mineradora Vale, que prevaleceu sobre o declínio dos papéis da Petrobras.

O Ibovespa subiu 0,63 por cento, a 54.598 pontos, maior patamar de fechamento desde 25 de maio de 2015. Na mínima, pela manhã, o índice caiu quase 1 por cento.

O volume financeiro do pregão somou 8,79 bilhões de reais.

Profissionais do mercado de renda variável não apontaram um fator específico para a melhora, mas citaram que a expectativa de novos estímulos econômicos no Reino Unido e no Japão e sinais positivos da economia norte-americana seguem alimentado o apetite por risco.

O banco central britânico anuncia na quinta-feira decisão sobre juros e a expectativa é de que leve os custos dos empréstimos para uma nova mínima.

Nos Estados Unidos, o Livro Bege do Federal Reserve mostrou que a economia norte-americana continuou expandindo de meados de maio até o final de junho, mas houve poucas indicações de que a inflação vai acelerar em breve.

No exterior, o preço do petróleo recuou fortemente pressionado por dados de estoques da commodity dos EUA, enquanto os principais índices acionários de Wall Street terminaram ao redor da estabilidade.

O foco no cenário local se voltou para a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados para suceder o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou em meio a diversas denúncias de corrupção e processo que pede a cassação de seu mandato. A votação para presidente da Câmara deve ocorrer na noite desta quarta-feira.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO subiu 2,06 por cento e BRADESCO avançou 2,22 por cento. Contribuíram para o desempenho dos bancos dados divulgados pela Serasa Experian mostrando queda na inadimplência e a aprovação na Câmara dos Deputados, na véspera, de medida provisória que permite uso de parte dos recursos do FGTS e da multa rescisória como garantia de empréstimo consignado.

- JBS fechou com ganho de 4,6 por cento, no melhor desempenho do Ibovespa. Na véspera, o BTG Pactual disse que continuava "comprador" do papel entre outros do setor de alimentos, e que esperava melhora à frente das exportações de carne.

- BM&FBOVESPA subiu 2,25 por cento. O Bradesco BBI elevou a recomendação para as ações da bolsa paulista para "outperfom", citando que a empresa deve ser a principal beneficiária de uma potencial recuperação da atividade no mercado de capitais brasileiro, com o segmento de derivativos sendo a "cereja do bolo" após a integração das clearings, aguardada para o final do ano.

- VALE encerrou com as ações ordinárias em alta de 0,73 por cento e as preferenciais com acréscimo de 1,43 por cento.

- GERDAU fechou em alta de 4,52 por cento, após cair 6 por cento no pior momento da sessão, ao amargar derrota bilionária no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) acerca de quatro casos que tratam de questionamentos tributários de quase 4 bilhões de reais. O grupo disse acreditar na possibilidade de reversão do julgamento do Carf na Justiça e manterá postura de não fazer provisão para o caso.

- PETROBRAS encerrou com as ações ordinárias em queda de 2,26 por cento e as preferenciais com recuo de 0,19 por cento, afetadas pela queda dos preços do petróleo. Também no radar estava relatório do Barclays cortando a recomendação dos papéis ON para "underweight" ante "equal weight" e das PNs para "equal weight" ante "overweight".

- CEMIG caiu 4,92 por cento, após forte valorização recente, com o noticiário trazendo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou ao Ministério de Minas e Energia negar pedido da Cemig GT de prorrogação da usina de Miranda por 20 anos, o que, segundo analistas, já era esperado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Departamento do Tesouro dos EUA impõe sanções ao Gazprombank da Rússia
Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
BCE continuará reduzindo juros, mas discussão de dezembro deve esperar, diz Nagel
undefined