Brasil espera manter cooperação com Reino Unido e UE após referendo britânico

Publicado em 24/06/2016 16:32

BRASÍLIA (Reuters) - A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia foi recebida com “respeito” pelo governo brasileiro e confiança de que a mudança não irá “deter o processo de integração europeia nem o espírito de abertura ao mundo que caracterizam o Reino Unido”, informou, em nota, o Ministério das Relações Exteriores.

O texto lembra a parceria estratégica entre Brasil e UE, que completará 10 anos em 2017. “Continuaremos engajados, com prioridade inalterada, na negociação de um Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, que trará importantes benefícios para os dois lados”, diz a nota.

Sobre a relação com o Reino Unido, o Itamaraty afirma que o Brasil espera a continuidade da cooperação entre os dois países “no amplo espectro de interesses comuns e a reforçar, em novos moldes, a relação comercial bilateral e a promoção de investimentos recíprocos”.

Mais cedo, em entrevista à rádio Estadão, o presidente interino Michel Temer afirmou que o governo brasileiro não iria “dar palpites” no aspecto político da decisão do Reino Unido e seria preciso esperar para verificar o impacto econômico para o Brasil.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
undefined