Ações chinesas recuam com realização de lucros em meio a preocupações econômicas

Publicado em 01/06/2016 07:44

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - As ações chinesas recuaram nesta quarta-feira após a forte alta da sessão anterior, uma vez que o crescente otimismo com a adição de ações pelo MSCI a seu índice de mercados emergentes foi contrabalançado por preocupações com a economia da China e a expectativa de alta de juros nos Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,28 por cento, enquanto o índice de Xangai recuou 0,08 por cento.

Alguns investidores realizaram lucros após a alta de mais de 3 por cento nas ações chinesas na terça-feira.

No restante da Ásia os índices também mostraram fraqueza, uma vez que a queda nos preços do petróleo afetou o apetite dos investidores por ativos de maior risco.

Às 7:36 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão perdia 0,08 por cento.

Indústrias da China se estabilizam, mas com fraqueza, mostram PMIs

Por Elias Glenn

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China mostrou sinais de estabilização em maio, mas permaneceu fraca em meio à fragilidade da demanda tanto doméstica quanto externa, sugerindo que a segunda maior economia do mundo ainda enfrenta problemas para retomar a força.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial mostrou expansão pelo terceiro mês seguido em maio, mas apenas de forma marginal, enquanto o PMI privado do Caixin/Markit apontou que as condições se deterioram pelo 15º mês seguidos. Ambos mostraram que as indústrias continuaram a cortar empregos.

O PMI oficial ficou inalterado em 50,1, pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. O subíndice oficial de produção subiu para 52,3, indicando que a produção continua sólida apesar das promessas do governo de conter o excesso de capacidade. Mas as novas encomendas expandiram mais lentamente.

Já o PMI do Caixin/Markit caiu a 49,2 no mês passado, abaixo das expectativas de 49,3 e da marca de 49,4 de abril.

Pesquisa similar mostrou que a atividade no setor de serviços da China continuou a expandir, mas a um ritmo mais lento, com o PMI oficial de serviços caindo a 53,1 em maio de 53,5 em abril. O crescimento foi pressionado pela desaceleração o setor de serviços financeiros.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
undefined