BC chinês critica reportagens de mídia internacional sobre iuan

Publicado em 27/05/2016 12:04

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China criticou nesta sexta-feira duas reportagens publicadas nesta semana por veículos da mídia estrangeira sobre reformas cambiais e política monetária no país.

O Banco do Povo da China disse em comunicado em sua conta oficial que as reportagens "fabricaram fatos, enganaram os leitores, enganaram os mercados", e que se reserva o direito de tomar medidas legais.

O comunicado mencionou os títulos de dois artigos publicados nesta semana, mas não explicitou os veículos. Os artigos mencionados foram publicados nesta semana pelo Wall Street Journal e pela Bloomberg.

O artigo do Wall Street Journal "Rara Visão de Dentro do Banco Central da China Mostra Menor Disposição de Reformar Iuan", foi publicado na segunda-feira.

E o artigo da Bloomberg, "China Estaria Planejando Perguntar aos EUA sobre Momento de Alta dos Juros do Fed", foi publicado na quarta-feira.

Um porta-voz em Hong Kong da Dow Jones, editora do Wall Street Journal, disse à Reuters em resposta via email: "Apoiamos nossa apuração justa e precisa desta história". Já a Bloomberg recusou-se a comentar o tema quando contatada pela Reuters.

(Por Sue-Lin Wong)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024