Mercado tem agora diagnóstico melhor sobre chances de alta de juro nos EUA, diz Fed St. Louis

Publicado em 26/05/2016 10:44

CINGAPURA (Reuters) - Os mercados financeiros têm agora um diagnóstico melhor sobre as chances de aumento de juros nos Estados Unidos em junho do que antes, disse o presidente do Federal Reserve de St. Louis nesta quinta-feira.

"Acho que eles leram as minutas corretamente", disse Bullard aos repórteres após um discurso em Cingapura, referindo-se às minutas da reunião mais recente do Fed em abril.

Investidores globais, muitos dos quais deduziram que o Federal Reserve não está com pressa de subir as taxas de juros, ficaram alarmados na semana passada com as minutas, que levaram a crer que a maioria dos formuladores de políticas acredita que a economia dos EUA pode estar pronta para mais uma elevação nos juros em junho.

Bullard disse estar mantendo a mente aberta a respeito da conveniência de o Fed aumentar as taxas de juros em sua reunião dos dias 14 e 15 de junho, acrescentando que irá querer ver os dados econômicos disponíveis então.

"Estou mantendo a mente aberta, quero ver os dados que estiverem disponíveis perto da reunião", disse Bullard aos jornalistas.

Em seu discurso, ele afirmou que os mercados de trabalho norte-americanos estão relativamente bem e que podem pressionar a inflação para cima, ecoando comentários que fez no começo da semana em Pequim.

"Em praticamente qualquer métrica, os mercados de trabalho dos EUA atingiram ou superaram o pleno emprego", disse Bullard.

Indagado que tipo de cifra de folha de pagamento justificaria um aumento de juros em junho, ele respondeu: "Não acho que gostaria de me comprometer com um número em particular. Os relatórios dos mercados de trabalho têm muitos aspectos diferentes e você teria que olhar a totalidade do relatório".

Mas ele acrescentou que a mensagem geral dos mercados de trabalho é que o desempenho tem sido muito consistente.

"Seria necessário um relatório muito ruim para atirar por terra todos os gráficos que mostrei a vocês e dizer que os mercados de trabalho não estão firmes, assim de repente".

(Por Masayuki Kitano)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024