Nova ação da PF mira sobrinho de Lula e empresa ligada à Odebrecht

Publicado em 20/05/2016 08:18

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor) em um inquérito que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista, no entanto, não é foco das diligências realizadas pelos policiais federais nesta sexta.

Os alvos dos mandados de condução coercitiva são pessoas ligadas ao ex-presidente da República, informou a Polícia Federal. Esta fase da operação está sendo realizada em São Paulo e Santos, no litoral paulista.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Na Folha de S. Paulo: Nova operação da PF mira pessoas ligadas a Lula

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20) uma operação para investigar a prática de tráfico de influência envolvendo pessoas as ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva nas cidade de Santos (SP) e São Paulo.

A Folha apurou que um dos alvos dessa operação, batizada de "Clã", são os negócios de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula. Ele é filho do irmão da primeira mulher do ex-presidente.

De acordo com o site Jota, as ações de hoje são um desdobramento de uma investigação aberta em julho do ano passado pelo Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal, sobre possível tráfico de influência envolvendo o Lula e a empreiteira Odebrecht. Elas não têm relação com a Lava Jato.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Na Veja: Sobrinho de Lula é alvo de mandado de condução coercitiva da PF

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação baseada em um inquérito que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht. O principal alvo das buscas e apreensões desta manhã é o sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, que foi conduzido coercitivamente à PF para prestar esclarecimentos.

Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como "o sobrinho do Lula". Em 2012, uma de suas empresas de engenharia, a Exergia Brasil, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento para realizar esse projeto na África.

Fonte: G1 + Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024