TCU abre duas novas frentes de investigação contra governo Dilma

Publicado em 19/05/2016 07:14

Problemas em série O TCU abriu duas novas frentes de apuração contra Dilma Rousseff. O tribunal acolheu pedido do Ministério Público de Contas para averiguar se a petista infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2016 ao acelerar o gasto de dinheiro público com despesas discricionárias — aquelas que o governo não tem obrigação de executar. Também decidiu autorizar a análise das nomeações feitas no apagar das luzes diante de indícios de desvio de finalidade. O caso corre em sigilo.

Não dá O Ministério Público de Contas considerou “atípico” que, uma semana após um contingenciamento bilionário, o Planalto tenha publicado edição extra do “Diário Oficial” ampliando limites de desembolso a ministérios e a operações de empréstimo.

Vai ser pior A equipe econômica de Michel Temer tem dito que o deficit fiscal de R$ 160 bilhões “é piso”. Esperto Quem conhece Romero Jucá (Planejamento) atesta: ele não vai entrar em briga com seu colega da Fazenda, Henrique Meirelles.

Apoiado O sinal de Meirelles sobre mexer nas aposentadorias de quem já está no mercado de trabalho foi bem recebida por empresários brasileiros reunidos em Nova York. “Não tem jeito. Ou o Brasil quebra”, alertou Fábio Hering, da Hering.

Não vem, não No Congresso, porém, não há aplausos. Caciques da Câmara e do Senado ligados ao governo Temer classificam como praticamente impossível tocar nesse vespeiro agora, sobretudo em ano de eleições.

Guerrilha A proposta de uma reforma profunda nas aposentadorias conseguiu unir CUT, Força Sindical e UGT, que articulam resistência conjunta. A UGT irá propor uma CPMF exclusiva para cobrir o rombo previdenciário, em troca do fim da Cofins.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024